sábado, 16 de agosto de 2008

SÉRIE GRANDES FOTÓGRAFOS PARTE II

Pierre Verger

Filho de uma abastada família de origem belga e alemã, Pierre Verger chegou a Bahia em Agosto de 1946 e a partir de então passou a dedicar sua vida ao estudo da forte e complexa relação existente entre a África e a Bahia.
Realizou um extenso trabalho etnológico retratando o povo, seus costumes e principalmente as religiões Afro-brasileiras. Seus trabalhos lhe valeram o título de Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris, Sorbonne, e também o de Babalaô pelo Candomblé .
Seu acervo fotográfico, de valor inestimável, conta com cerca de 65 mil negativos e é uma importante referência para a Fotoetnografia do Brasil.


2 comentários:

Marcos Vieira disse...

A fotografia preto e branco possui dramaticidade extraordinária que remete às tensões do claro-escuro de mestres holandeses como Rembrant.
Vinicius de Moraes se disse o branco mais preto do Brasil e exclamou saravá!
Contudo, antes dele, chegou a Bahia Pierre Verger, vagamundo que soube dar voz a nobreza negra em seus instantâneos fotográficos.
Ambos, portanto, poetas de ferramentais distintos e distinguidos, e postos a serviço de uma narrativa existencial reveladora.
Fica desta série publicada um pedido de quero mais.

Marcos Vieira disse...

1. A Estética: evolução histórica da luz na composição da imagem


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1.3 - A Fotografia



"Considerando que a fotografia se resume em uma série de operações puramente manuais e que as cópias resultantes não podem em nenhuma circunstância ser assimiladas às obras de arte, fruto da inteligência e do estudo, os artistas firmemente protestam contra toda relação que possa se fazer entre a fotografia e a arte."



A invenção da fotografia foi atribuída ao francês Nicéphore Niépce entre 1823 e 1826. Com o seu surgimento houve um protesto formal dos grandes artistas contra a fotografia.

Surgiu uma concorrência natural entre os pintores e os fotógrafos. Por um lado os artistas consideravam que suas obras eram resultados de estudos e inteligência, enquanto a fotografia era resultado de ações mecânicas sem nenhuma necessidade de conhecimento mais elevado sobre as técnicas artísticas.



"Muitos dos primeiros fotógrafos, ansiosos em escapar a esse juízo depreciativo, intentaram a elevar sua produção à categoria de arte e não encontraram melhor meio que imitar a pintura."



Na tentativa de colocar a fotografia como produto também resultante de estudos e inteligência, os fotógrafos passaram a imitar as pinturas utilizando seus aspectos para composição da imagem. Com isso os conhecimentos acumulados sobre o ponto de outro grego, massa, linha, tom, contraste, profundidade e iluminação passaram, naturalmente, a ser preocupação dos fotógrafos. Daí a influência da pintura na fotografia.

Até a invenção e utilização da máquina fotográfica, todos os quadros de todos os movimentos são apresentados como cenas que acontecem dentro de uma moldura. Não existem personagens em partes. Todos os elementos do quadro são inteiros. Enquadramento sempre perfeito.



"E, em um processo inverso, as angulações originais postas em evidência pelos instantâneos terminaram influenciando as artes plásticas."



Durante o movimento impressionista a máquina fotográfica passou a ter mais espaço. Os resultados das fotografias, apresentando um "instantâneo", provocou algumas influências nas pinturas. A principal delas foi o enquadramento. Diferentemente da pintura, a máquina fotográfica registrava o centro de interesse dentro de suas margens, mas não excluía componentes da cena que estavam nos limites da "moldura". Pessoas passavam a ser registradas pela metade, no limite do papel fotográfico.

A perspectiva nas pinturas também recebeu influência da fotografia pois a lente da câmera passou a dar uma nova visão instantânea.

Tolouse-Lautrec (1864-1901) que ganhou fama pela pintura, além de quadros, de cartazes, caricaturas, cardápios de restaurantes, foi um dos primeiros a registrar em suas telas o "instantâneo". Em suas obras, apesar dos traços impressionistas, o enquadramento passava a retratar o espaço enquadrado como se fosse uma fotografia.

Graças ao estilo gráfico de Lautrec, seus traços exagerados o tornam precursor do expressionismo.

Na tela "No Circo Fernando" há uma espécie de competição com a fotografia: o primeiro plano aparece levemente distorcido como se usasse uma lente grande-angular e os personagens ao fundo são cortados nas margens. No entanto ainda observamos a predominância do centro de interesse dentro dos limites do "ponto de ouro" grego.



"São estas distorções que fizeram dele um dos precursores do Expressionismo, enquanto o enquadramento dado pela curva do picadeiro antecede a grande-angular na fotografia. Equilíbrio perfeito."





Fig. 19: Quadro "No Circo Fernando" de Tolouse-Lautrec



Edgar Degas, parisiense (1834-1917) também demonstra em suas obras a influência do enquadramento da fotografia.



"O desenvolvimento da câmara fotográfica exerceu influência nas composições de Degas. Suas imagens são sempre deliberadamente cortadas nas bordas do quadro, como se fosse uma foto mal enquadrada."



Por um lado a fotografia passou a influenciar os artistas da época. Por outro lado, a bagagem até então conhecida dos movimentos artísticos passou a influenciar a fotografia.

O instantâneo foi aprimorando-se na técnica química para se obter mais qualidade fotográfica. Ao mesmo tempo a preocupação com o enquadramento mantendo o centro de interesse nas proximidades do "ponto de ouro" grego, a iluminação responsável como geradora de ambientes: tétricos, alegres, destaques a elementos importantes dentro da cena, vieram do repertório até então crescente nos movimentos anteriores.



Jean-Désiré-Gustave Courbet, francês (1819-1877) ao defender o movimento Realismo aborda o tema "linguagem" de fotografia:



"Insisto que a pintura é uma arte essencialmente concreta, compreendendo apenas a representação de coisas reais existentes. É uma linguagem puramente física, cujas palavras consistem somente de objetos visíveis; as coisas abstratas, não existentes, não visíveis, não pertencem ao universo da pintura."

Jean-Désiré-Gustave Courbet



No Realismo, a fotografia mais que influenciou: chegou a servir de base para as pinturas de Courbet.



"Para pintar o modelo nu do quadro, Courbet baseou-se numa foto."

"Começaram a aparecer escolas pictóricas com valores plásticos não sujeitos à reprodução da realidade, como o cubismo, o construtivismo e outras manifestações não figurativas."



Com a concorrência pintura e fotografia, os artistas passaram a criar uma nova concepção artística para produção de sua obra. Uma concepção não sujeita à realidade. Seria a forma de fugir da comparação e disputa. Surgiram então as escolas pictóricas como o cubismo, o construtivismo e outras manifestações não figurativas.

Por muito tempo a fotografia continuou a repetir as poses, os gestos dos retratos pictóricos. Somente lentamente passou a se descobrir as possibilidades próprias da "linguagem da fotografia".

Este mesmo processo aconteceu com o surgimento do cinema.


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Introdução
Dedicatória
Agradecimentos
A influência das artes plásticas

Os elementos da composição artística
A luz nos movimentos artísticos
A Fotografia
O Cinema
A luz na TV hoje
A contribuição do olho humano

A formação da imagem na televisão
A imagem colorida na televisão
A temperatura de cor
Os filtros de correção
O processo de balanceamento de cor
Tipologias da fonte de luz

A comunicação na TV
Em estúdios de telejornalismo
Iluminação de três pontos
Iluminação para dois ou mais apresentadores
Nas cenas de telenovela
O roteiro: o produto

As cenas: a análise
Conclusão
Bibliografia
Videografia
Resumo
Abstract


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