quarta-feira, 3 de setembro de 2008

DIAFRAGMA

O diafragma ou abertura é o disco que sempre está situado em volta da objetiva e atua como a íris do olho humano. Variando seu diâmetro podemos controlar a luz que entra na câmera.
O diâmetro de um determinado feixe de raios luminosos projetados no plano focal vai determinar a quantidade de luz que irá impressionar o filme de acordo com sua sensibilidade.
O diafragma é uma combinação de lâminas metálicas que formam um orifício com graduações para possibilitar diversos tamanhos de aberturas, e que junto com o obturador, formam o controle da quantidade de luz que entra na câmera fotográfica.
Um orifício pequeno deixa passar menos luz que outro maior, portanto, o tamanho do orifício serve para alterar a exposição além de outros efeitos (profundidade de campo).
O movimento que indica a abertura do diafragma se chama número f. e seu valor se expressa em formas como, por exemplo, f.2.8
Conforme a abertura aumenta, o número f. é menor. Um número f. maior, por exemplo, f.64 indica uma abertura pequena e um número f. menor, por exemplo, f.8 indica uma abertura maior.
Para obtermos a escala dos números f. foi utilizada uma abertura padrão que permite a passagem de 10.000’ unidades de luz, a abertura f. 1 .
Sua área sendo dividida pela metade - f. ½ - , a luz que penetrará será uma quarta parte de f. 1.Portanto f.1 permite 10.000 unidades de luz e f. ½ permite 2.500 unidades.
Para facilitar o manejo e os cálculos de exposição foi criado um diafragma intermediário que permite a passagem da metade de luz de f. 1 e o dobro de f. ½ , o diafragma f.1.4.
A área de f. ½ dividida pela metade resultará f. ¼ que permite a passagem de uma quarta parte da luz de f. ½ .
Colocando um diafragma intermediário - f. 2.8 - obtém-se a metade da luz de f. ½ e o dobro de luz de f. ¼ .
Seguindo este raciocínio obtém-se toda a escala dos números f.: 1.4 - 2 - 2.8 - 4- 5. 6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 etc...
No anel de comando da objetiva vêm gravados os números f. sem os numeradores das frações, portanto 2 significa ½ .
A maior abertura existente é a 1.2, não é possível se fazer uma abertura 1 que seria o todo aberto pois a profundidade de campo fica tão restrita que prejudica o foco nessa abertura.

Nenhum comentário: