sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Exposição fotográfica mostra o lado estético do cotidiano

Estudantes de jornalismo e publicidade e propaganda da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza realizaram exposição fotográfica

Uma mostra fotográfica realizada na última quarta, 26, na Galeria Aldemir Martins da FGF, apresentou o lado estético do cotidiano. A Exposição “Olhares” é o resultado de composições trabalhadas pelos alunos da disciplina Oficina de Fotografia da instituição, sob a orientação do professor Vieira. Cada estudante desenvolveu um projeto de temática livre, levando em consideração aspectos técnicos e abstratos.

Mesmo com a flexibilidade em relação à escolha do tema, a maior parte dos expositores que voltou o seu olhar para o cotidiano e suas complexidades. A composição do estudante de jornalismo Roberto César reflete o aspecto social e estético da vida diária ao captar a imagem de um garoto sorrindo e brincando dentro de um poço aberto no Jangurussu, retrato sensível de um paradoxo. Sob a temática “Expressão” o aluno expõe ainda, o sofrimento e a comoção do idoso que carrega uma cruz numa peregrinação por oito cidades na determinação em pagar uma promessa. E por fim, uma imagem singular que une a beleza indígena e o contemporâneo ao registrar a alegria de duas índias ouvindo rádio.

A exposição revelou também na composição fotográfica da estudante de jornalismo Roberta Ribeiro um retrato da vida dos catadores de lixo reciclável. Roberta explica que seu trabalho artístico é um mecanismo no processo de conscientização para a importância da coleta de lixo seletivo e do papel desempenhado pelos catadores. “O trabalho é uma reflexão sobre a realidade dos catadores, a importância social desses agentes e uma tentativa de coibir o preconceito em relação a esses trabalhadores”, esclarece.

O professor Marcos Vieira avalia positivamente o resultado das composições fotográficas e ressalta a percepção de cada aluno para trabalhar elementos como a estética, o lúdico e utilizar recursos literários e jornalísticos. “Embora a maioria tenha retratado a urbanidade e a natureza, destaco os temas das alunas Adriana Magalhães e Amanda Ávila que desenvolveram trabalhos de fotojornalismo e literário, respectivamente”, opina.

BlogsO blog na disciplina foi uma ferramenta criada por Marcos Vieira com a finalidade de estimular a pesquisa, mostrar a dimensão artística da fotografia, promover maior interatividade entre os estudantes e disseminar os resultados obtidos. O professor credita ao espaço virtual criado pelos alunos, papel fundamental no processo de reflexão, desenvolvimento e execução dos trabalhos, pois cada etapa do processo era postada no blog como a justificativa dos temas escolhidos. “O blog foi essencial no processo de criação. Esse caderno virtual ajudou os alunos a dividir os resultados dos trabalhos com outras pessoas”, avalia Marcos.

A estudante de jornalismo Luciana Barroso achou a idéia inovadora e uma escolha de metodologia correta que serviu de suporte no seu processo de criação. Luciana também destacou o fator interatividade. “Recebi mensagens positivas até de pessoas que estavam em Portugal, que serviu de estímulo para continuar com as pesquisas”, afirma. A aluna trabalhou com a temática “Folhas e Flores” de maneira conceitual, focando principalmente no colorido da natureza.

“Olhares” foi uma exposição que revelou mais traços de sensibilidade do que técnica. A natureza foi registrada de maneira lúdica, ressaltando suas particularidades e colorido. A urbanidade ganhou tons mais alegres ao retratar a felicidade mesmo em um cenário cinzento. E a consciência social se destacou no meio das composições fotográficas, mostrando a evolução na construção da cidadania.

Nenhum comentário: